segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros
Entrevista com a coordenadora pedagógica


1.Que tipo de ensino a escola oferece e quais pressupostos de aprendizagem são adotados para que os objetivos sejam concretizados e os alunos sintam-se motivados?
Um ensino de qualidade que possibilita a construção de uma sociedade mais justa e participativa, na qual os alunos possam exercer sua cidadania com dignidade e autonomia. Sob esse aspecto, a escola oferece uma educação de qualidade, visto que os alunos devem adquirir os conhecimentos, habilidades e competências que o tornem capazes de agirem e interagirem dentro da sociedade na qual estão inseridos.
Dessa forma, a escola desenvolve uma prática pedagógica baseada na multiplicidade de interações por meio das quais o conhecimento é produzido, situando-se, portanto, na linha teórica sócio-interacionista. Tal concepção postula uma visão dialética das interações entre o indivíduo e o meio, desencadeando, assim, o seu desenvolvimento cognitivo.

2.Que tipo de ações você desenvolve como supervisor escolar?

Minha atuação na escola é de agente transformador e agente formador, ou seja, procuro ir além do convívio e relacionamento com os professores, planejando e pondo em execução o dever da escola que é exercer um papel social capaz de desencadear um processo de mudança.
Faço um papel de mediador,facilitando o avanço do professor quanto a elaboração da proposta pedagógica, seu planejamento e execução, buscando meios de interação entre os diversos segmentos da comunidade escolar, observando seus anseios,ouvindo antes de julgar, fazendo diagnóstico e criando mecanismos de avaliando durante todo o processo educacional.


3.Que visão você como supervisor tem sobre o trabalho pedagógico?

O trabalho pedagógico é de fundamental importância no âmbito escolar, pois é a partir dele que começa todo o processo educacional. É um grande suporte, facilitando o trabalho da equipe escolar, mediante um planejamento eficaz, tendo em vista os anseios dos alunos, bem como a preparação para vencerem os desafios do mundo moderno e globalizado.

4.Que metodologias são sugeridas no projeto político pedagógico?


• Leitura, interpretação e produção textual;
• Discussões a cerca de temas expostos através de leituras;
• Atividades direcionadas;
• Seminários;
• Trabalho em grupo e individual;
• Ciclo de palestras, entrevistas, debates e pesquisas diversas;
• Aulas expositivas;
• Utilização de vídeos, slides.
• Filmes;
• Viagens de estudo.
• Trabalhos em grupos e individuais;
• Realização de eventos;
• Palestras;
• Realização de projetos;


5.Que atitude o supervisor escolar toma diante do fracasso escolar?
É feito adaptações no planejamento escolar, de acordo com a realidade do aluno, bem como outras ações no intuito de garantir sua permanência na escola e o bom êxito dos alunos.


6.Como você desenvolve seu trabalho dentro da comunidade escolar?
Fazendo um planejamento coletivo, tendo em vista às necessidades dos alunos, promovendo reuniões, visando a consolidação da prática pedagógica, acompanhando e avaliando as ações desenvolvidas na escola.

7.Como é feito a avaliação no processo educacional?
É feita através de diagnóstico e de forma contínua, fazendo com o aluno sinta-se parte do processo, possibilitando meios para que os alunos desenvolvam suas capacidades intelectuais, suas competências habilidades.

8.Como é realizado o planejamento pedagógico?
É realizado de acordo com o projeto político pedagógico, com a participação de toda a equipe escolar, levando em consideração às necessidades dos alunos e da comunidade escolar.




Francisca de Fátima Dantas Oliveira
Coordenadora Pedagógica

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